Domínio Público


Eleições de 2010 by Daniela Moreira
19 agosto, 2006, 10:26 pm
Filed under: Cylene Souza, política

Já que não adianta mais discutir essa, devemos pensar no cenário que começa a se desenhar para a sucessão de Lula em 2010.

O debate da Bandeirantes, na segunda-feira, e o início do horário eleitoral mostram que os partidos já estão conformados com uma vitória esmagadora de Lula no primeiro turno.

Geraldo Alckmin, o candidato do PSDB, que deveria se proclamar o grande administrador e tirar vantagem das pesquisas, que mostram que para 84% dos homens de negócios ele é o candidato ideal, prefere se comportar como oposicionista ferrenho e apenas criticar o atual governo.

Sua estratégia não o tem ajudado a angariar votos, já que o atual presidente caminha tranqüilamente em direção ao segundo mandato e as intenções de voto a seu favor só aumentam.

O candidato, além de continuar vinculado à imagem de “picolé de chuchu” e não conseguir promover sua imagem de bom administrador, enfrenta o fogo amigo, ainda que velado.

Alckmin, que não era o nome preferido da cúpula tucana, paga caro pela ousadia de enfrentar José Serra e vencer nas prévias do partido. Nos programas eleitorais regionais é ignorado pelos candidatos a governador, tanto do aliado PFL quanto do próprio PSDB. Quando faz viagens para promover sua candidatura, não consegue fazer com que os, teoricamente, aliados sequer o busquem no aeroporto.

Tasso Jereissati, um dos líderes do partido, finge externar sua indignação, mas o que quer mesmo é jogar o ex-governador no limbo da vida política.

O projeto da cúpula é deixar que Alckmin trabalhe sozinho e seja o único responsável por sua campanha. Mal assessorado e sem apoio, o ambicioso tucano perde e abre espaço para Aécio Neves em 2010, que sonha em seguir os passos do avô e ser eleito presidente.

Na outra ponta, na esquerda, Heloísa Helena (PSOL) e Cristóvam Buarque (PDT) já sinalizam uma futura parceria. A candidata do PSOL começa a ganhar simpatia dos eleitores e tirar votos do tucano. Cristóvam, com apenas 1% das intenções de voto, usa do bom humor ao dizer aos repórteres que não pode nomear um eventual ministério por sua posição nas pesquisas e já começa a expor suas condições para apoiar Heloísa num eventual segundo turno. No jornal “O Estado de São Paulo” de hoje, o pedetista diz que só apóia a candidata se ela garantir a estabilidade da economia.

No debate de segunda-feira, os dois trocaram elogios e nem pareciam oponentes.

A candidata do PSOL fala em ir para o segundo turno, mas também não acredita na vitória.

Para 2010, acredito numa volta dos tucanos ao poder. O PT não deve lançar um grande nome nos próximos anos. Me parece que a chegada de Lula à presidência era a meta de todo o partido, mas o projeto chegou ao fim. O PT não formou novos nomes nos quatro anos que esteve ao poder. Palocci não tinha carisma para ser o candidato e, agora, envolvido nos escândalos de corrupção, fica ainda mais distante desta meta.

Heloísa Helena, com apoio de Cristóvam Buarque, deve chegar ao segundo turno em 2010 e formar a nova esquerda do Brasil. Mas não chega a ser uma ameaça ao tucano mineiro, que deverá colar a sua imagem à do avô, que foi o primeiro presidente civil após 20 anos de ditadura, explorar sua imagem de bom administrador e abusar de seu carisma, coisa que falta ao ex-governador paulista.

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

[…] Domínio Público De segunda a sexta, num computador perto de você « Comédia de erros (Quem ri por último…) Eleições de 2010 » […]

Pingback por Domínio Público » Blog Archive » Em destaque, no Domínio Público:

e aí Cylene! tudo bem!

você não pode esquecer que além da esmagadora vitória que se desenha no cenário nacional favorável ao Lula, também esta acontecendo em âmbito estadual, com o candidato Serra, por isso, não me espanta se na s eleições de 2010, o governador Aécio, mais uma vez esquente o banco.

Comentário por Nabor

De quem é a culpa pelo baixo rendimento de Alckmin na campanha. Do próprio, pela persistência desconciliadora? Do partido, pelo conflito de interesses? Do time de comunicadores que estão por trás da sua campanha, já que, pelos menos até agora, não consigaram desvincular a sua imagem ao Picolé de Chuchu?

Comentário por Nabor

Bom obviamente que em 2010 havera uma surpresa grande como o nome de heloisa helena começar a representar perigo para o pt e para psdb pois ela tem mania de alavancar pontos durante as eleiçoes como feito nas ultimas em que apareçeu em terceiro lugar nessa proxima corre se o evidente risco de ela estar no segundo turno e se houver segundo turno e ela tiver mais tempo pra falar ela derruba qualquer candidato ou sera que todo mundo esqueceu porque lula nao esteve no debate da globo medo dela claro ela so nao marca mais pontos em pesquisas porque seu programa tem apenas 2 minuitos o que é uma injustiça lembrando que psdp e pt tem quase 15 e mesmo assim ela apareçe nas pesquisas isso ja é uma vitoria mais haveram surpresas por ai com o psol que pode sim chegar ao 2 turno sem 2010 e se chegar ganha com certeza pois heloisa helena é uma metralhadora certeira risos.

Comentário por gudmar




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: