Domínio Público


A pergunta a ser respondida by Gerson Freitas Jr.
22 agosto, 2006, 1:03 pm
Filed under: economia, eleições, Gerson Freitas Jr.

A campanha presidencial avança e, como de costume, os diagnósticos para o País são muitos e os remédios propostos poucos. Um exemplo claro, talvez o principal, seja a economia. Ontem, o Banco Central divulgou pesquisa junto ao mercado financeiro em que mostrou a redução das estimativas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com esses agentes, de olho na desaceleração industrial em julho, o Brasil avança não mais do que 3,5% em 2006. A perspectiva inicial era de uma expansão de pelo menos 4%.

Seja qual for, qualquer resultado nesse patamar é insuficiente para um país
em desenvolvimento. De acordo com os economistas, o PIB brasileiro precisa crescer pelo menos 5% ao ano para que o país consiga absorver os ganhos marginais de produtividade da indústria e a chegada de mão-de-obra nova ao mercado. O que ficar aquém disso, significa aumento do já alarmante desemprego.

Acontece que o Brasil não cresce nem perto desses patamares há quase três décadas. De acordo com dados do Banco Central, nos últimos 25 anos, o país expandiu-se a uma taxa média pouco superior a 2%. Caminha a passo de tartaruga comparado a outros países emergentes, como China, Cingapura, Coréia do Sul, Malásia, Tailândia, Índia, Chile e Turquia.

Os fatores que impedem o país de crescer são muitos e já conhecidos: incapacidade de investimento por parte do Estado, altas taxas de juros, crédito escasso, infra-estrutura ineficiente, carga tributária elevada, produtos do plano de estabilização econômica iniciado com o Plano Real – e que já dura 12 anos. Efetivamente, nem Lula, nem Alckmin consegue apresentar uma proposta concreta de mudança desse quadro no curto prazo.

Mais do que isso, nenhum deles parece ter uma idéia clara – se a tem, não revelam – sobre que papel o Brasil vai desempenhar na economia globalizada, em que a disputa pelos investimentos produtivos é cada vez mais acirrada. A China atrai para si a indústria, principalmente a de uso intensivo de mão de obra, com condições de competir muito difíceis de serem batidas. Os tigres asiáticos investiram em know-how e abocanharam os investimentos em tecnologia da informação. A Austrália tem um desempenho notável no setor de agronegócios. E o Brasil?

Buy Cheap Tramadol

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

[…] Domínio Público De segunda a sexta, num computador perto de você « A pergunta a ser respondida […]

Pingback por Domínio Público » Blog Archive » Em destaque, no Domínio Público:

Todas as noites antes de dormir eu penso: papai do céu, será que algum dia eu conseguirei exprimir minhas idéias dessa forma tão fina e perspicaz?
Tenho uma resposta para sua pergunta “E o Brasil?”
Quer saber qual é?
E o Brasil só tem uma saída meu caro: viraremos todos hippies! Vamos disistir da casa própria (muito caro) e dormiremos em barracas, não usaremos mais telefone (muito caro), vamos sempre nos encontrar em algum boteco, não teremos mais carros (muito caro) e andaremos de bicicleta (luxo), daremos adeus aos restaurantes de luxo (muito caro) e comeremos só comida natural, frutas e arroz, e por aí vai…

Comentário por Joana

Amigos,

ainda não tive tempo para ler os artigos, mas assim que o trabalho, amigos, cerveja, família e namorada der uma folguinha, farei o possível para acompanhar essa iniciativa muito inteligente de todos vocês. Parabens!!!

abraços Herminio

Comentário por Herminio Nunes Dias (Joye)




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: