Domínio Público


Plano? De TV? by cylene
25 agosto, 2006, 1:11 am
Filed under: Cylene Souza, eleições, política

Ah, esse mundo maravilhoso do marketing político! Lula, o candidato líder e ainda em ascensão, 49% das intenções de voto, segundo o Datafolha, está prestes a lançar seu plano de governo após quatro anos de mandato.

O presidente que mais conhece o Brasil, que entende o povo, que iria provocar o espetáculo do crescimento “como nunca se viu antes na história deste país” e que agora vem novamente pedir seu voto para – ele adora usar a palavra país – “colocar este país nos trilhos” deveria apresentar um plano de metas, com números e projetos claros, baseados nesta vasta experiência, certo?

Errado. Como todos os outros, o presidente terá um programa de governo genérico, que agrade toda sua base aliada, do historicamente comunista PC do B ao mais novo partido dos bispos, o PRB.

Os aliados e o próprio PT querem um redirecionamento da economia, mais à esquerda, mas Lula, em encontro com empresários, defende a continuidade. Para que o texto da cartilha deixe todos contentes, opta-se pelo “novo modelo de desenvolvimento”, seja lá o que isso signifique.

No site do partido, o coordenador da campanha e presidente do PT, Ricardo Berzoini, avisa que o programa de governo será lançado dia 29 e afirma que o povo já conhece “a história e a trajetória das pessoas, e por isso não a mede em dois ou três meses. Já existe uma avaliação sobre o que representou o governo Lula nesses quatro anos e o que pode representar nos próximos quatro”.

O que pode representar? Você pode ser um brilhante diretor o ano inteiro na sua empresa, mas fique sem apresentar o plano de metas para o ano seguinte para ver a reação do seu chefe!

Aqui, como nós, os patrões, segundo a propaganda do TSE, ainda não aprendemos a exigir profissionalismo dos que comandam nosso país, Estado ou cidade, tudo se resolve com uma embalagem bonita.

É mais fácil substituir as horas de raciocínio e debates para a elaboração de um projeto de país viável pela preocupação com o melhor enquadramento para TV. O plano de governo dá lugar aos planos gerais, médios e closes.

E dá-lhe folheto com o candidato sorrindo em fotos superabertas, sites cheios de firulas e modernidades, mas com conteúdo calcado no passado, jingle pegajoso e clipes com ceninhas emocionantes.

Competente esse pessoal do marketing, não? Como são capazes de tudo para nos seduzir e convencer a dar nosso humilde voto ao elegante candidato, acho que eles deveriam virar o jogo na próxima eleição, para que o caminho fique mais direto.

Se vamos eleger a campanha mais bonita, nada mais justo que o eleito seja o próprio marqueteiro, no lugar dos políticos.

P.S.: Estarei ausente na próxima semana. Volto ao posto no dia 8.

Anúncios

4 Comentários so far
Deixe um comentário

[…] Domínio Público De segunda a sexta, num computador perto de você « Os grandes perdedores Plano? De TV? » […]

Pingback por Domínio Público » Blog Archive » Em destaque, no Domínio Público:

É Cylene… É tanta política nessa mídia que poderíamos inverter mesmo o nosso voto. Quem sabe agora com a TV digital poderemos até votar sem sair de casa!! Uau!
Adorei o texto! Bjos!!

Comentário por Fred

bom… eu sempre aprendi que vc deve adequar o produto ao cliente e não o contrário… quem é o produto? o político. e quem é o cliente? o povo. o povo tá interessado em plano de metas e blah blah blah? não. então nada feito :P… um jingle ‘pegajoso’ vende muito mais…. se bem que… não é só lula que não tem um plano, nenhum candidato tem! pelo menos nenhum que resista a mais de duas perguntas objetivas…

Comentário por maurelio

essa ea melhor banda de fortaleza…

Comentário por leandro barros




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: