Domínio Público


E Plutão nos deixou by Eduardo Simões
30 agosto, 2006, 12:06 pm
Filed under: Análise da Mídia, Eduardo Simões, jornalismo

Foi isso que Marte, Terra e Júpiter devem ter pensado na última quinta-feira. “Perdemos um dos nossos”, deve ter lamentado Vênus na seqüência. Talvez eu esteja errado. Talvez tenham comemorado a decisão de tirar de Plutão o status de planeta. “Bem feito, não passa de um astrinho de nada, teve o que mereceu!!!”, pode ter decretado Saturno a seus anéis com ar de satisfação.

Independente da polêmica que pode ter gerado no boteco em que os astros se sentaram para colocar o papo em dia, todos foram informados do rebaixamento de Plutão. Jornais, emissoras de TV e de rádio e portais na Internet correram para contar a novidade. Plutão agora é um planeta-anão.

Até aí normal. O intrigante é o destaque dado a esta notícia. Folha e Estadão trouxeram o rebaixamento de Plutão no alto de suas capas. O Jornal Nacional deu a informação com destaque e o UOL, um dos principais portais da Internet no Brasil, reservou a principal manchete de sua home page para a notícia.

Sanguessugas, eleições, aumento do desemprego segundo o IBGE (com ministro desautorizando a informação), recorde da carga tributária, entre outras, foram relegadas um pouquinho mais para baixo. Afinal, parem as rotativas!!!! Plutão não é mais um planeta!!!

Imagino o editor de um jornal entrando afoito na redação interpelando seus melhores repórteres.

“Pessoal, essa vai ser a notícia do ano. Peçanha! Eu quero para ontem uma repercussão com os principais astrólogos do Brasil, Quiroga, Bárbara Abramo, todos. Coloque aí uns videntes também, Mãe Dinah, Robério de Ogum. Mateus! Comece agora a ligar para as editoras de livros didáticos. Quanto essa mudança vai custar para elas? O que elas vão fazer com os livros que já estão no mercado. Vamos lá pessoal, vamos dedicar duas páginas a este assunto.”

Aí, olhando para o canto da redação ele aponta e continua. “Ei garoto, ei!!! É. Você mesmo”, enquanto aponta para o estagiário recém-contratado e ansioso pela primeira matéria assinada. “Você, vai lá na cozinha e me traz um café. Com adoçante hein? Sem açúcar.”

Não estou aqui querendo ser ingênuo. Se vários veículos deram destaque ao rebaixamento de Plutão, eu não vou dizer “todos erraram, apenas eu estou certo”. É uma notícia que dá leitura, vende jornal, aumente visitas a páginas de Internet, ganha pontos no Ibope.

Mas daí a ser o principal destaque? Mais importante que o aumento do desemprego, o recorde da carga tributária, os inócuos esforços da comunidade internacional pela paz no Oriente Médio e o escândalo das sanguessugas?

Volto a mim, após mais de 2.500 batidas no teclado (devem ter sido umas 5.000, erro muito, pelo bem da floresta inventaram o computador). Todos estavam certos, eu estou errado. Guerra no Oriente Médio, corrupção, impostos, desemprego, é tudo notícia velha. Novidade mesmo é que Plutão não é mais um planeta.

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Lusita, genial, as usual. O fato foi tão notório que fiquei me sentindo até meio vazia – mais uma certeza que se vai… Bjos, Moreira.

Comentário por dominiopublico

Brilhante, portuga… Mas, convenhamos, só mudou o tópico, já que o espaço é um lance que sempre fica na primeira página. Lembra do nosso astronauta/palestrante/futuro ator na globo??? É o mesmo princípio, “se tá no céu, merece o mais alto de todos nós”!

Ai, desculpa, mas não deu: somos todos uns filhos de plutão!

Comentário por Vinicius

Com certeza Lusa. Isso é tudo balela, já estamos cansados de escândalos de corrupção, de ouvir falar na enorme carga tributária que assombra o bolso dos pobres desse país, das constantes batalhas no Oriente Médio, mas nunca, nunca tinha ouvido falar que Plutão não é mais planeta.

Comentário por Flavius Deliberalli




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: