Domínio Público


Viva o Clodovil! by Gerson Freitas Jr.
3 outubro, 2006, 3:52 am
Filed under: eleições, Gerson Freitas Jr., política, sociedade, Uncategorized

Não é surpresa que nomes como Paulo Maluf, Clodovil Hernandez e Frank Aguiar tenham aparecido entre os eleitos mais votados para deputado federal em São Paulo. Surpreende, sim, que as pessoas ainda se espantem e indignem com os resultados das urnas, como se elas revelassem um comportamento meio masoquista do povo e dúvidas pra lá de pertinentes sobre sua inteligência.

Mas haja analista político na TV e no rádio para arranjar uma desculpa sociologicamente aceitável e politicamente correta para explicar a consagração curiosa de alguns candidatos.   A tese de que eu mais gosto é a do “voto de protesto”, embora seja sofisticada demais para explicar o simples funcionamento da cabeça do eleitor.

Ora, o pobre eleitor! Nunca foi tão difícil, como nessas eleições, ouvir que “você é o patrão”. Talvez, muitos tenham até desistido de sê-lo quando viram a fila de empregados-candidatos – de ilustres desconhecidos, alguns exóticos, às personalidades da TV, passando por sanguessugas, mensaleiros e acusados do que se puder imaginar – prometendo, uníssonos, lutar por segurança, saúde e educação, com “honestidade e determinação”.

Há de se convir que, feitas as honrosas exceções, sobram poucas opções. Então, por que estranhar a eleição de um ex-governador que representa uma parcela significativa do eleitorado do Estado? O que impede de lá chegar o cantor de forró que é um verdadeiro fenômeno de popularidade entre as classes D e E? Por que não pode o estilista famoso também ter uma chance?

Na verdade, essas “curiosidades” prestam um enorme serviço ao país ao escancarar a fragilidade do nosso sistema político. Veja o “chiquérrimo” Clodovil, por exemplo. Perguntado pelo repórter da Rede Globo que tipo de projeto ele pretendia apresentar em sua legislatura, o estilista olha para as lentes do Jornal Nacional e, esbanjando sinceridade, assume para todo o Brasil: “Não sei. Não sei nem se existe política nesse país, querido”. Para analista político nenhum botar defeito…

Buy Cheap Tramadol

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Cada povo tem o governo que merece! É por isso que tivemos quatro anos de Lula e corremos o sério risco de tê-lo novamente. Esses são os problemas da democracia… Ruim com ela, pior sem!

Comentário por Clébio

[…] A primeira coisa que tenho a dizer é que discordo do meu companheiro de blog, Gerson Junior. Não dá para culpar só o nosso sistema político pelo resultado das urnas. […]

Pingback por O Brasil é tão bom quanto seu voto « Domínio Público

Pois é, meu caro Gerson…
E veja só: quando o Enéas entrou como deputado federal, também sob votos de protesto, muitos não gostaram. Pelo menos ele tinha idéia do que ia fazer lá…

Comentário por Lemos




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: