Domínio Público


Mentiras para empregador dormir by vinacherobino

O tema é batido, mas se eu pergunto qual é a taxa de desemprego em São Paulo hoje, qual é a resposta mais comum? Em torno de 10% a 11%. Ainda não ouvi nada sobre os entrevistadores do IBGE batendo de porta em porta para saber quem está maravilhado com um emprego novo, mas enfim… Vamos acreditar que a taxa de desocupados, como colocam, seja os tais 2,4 milhões. Está longe, mas já é bastante gente.

Preâmbulo? Tens razão, preâmbulo. Mas o motivo é nobre. Tudo isso foi para dizer que as estratégias desenvolvidas pelos empregados para se manterem como tal são geniais. Lembrando sempre da história da oferta e da procura, vejo do meu cantinho de mundo técnicas refinadíssimas e estratégias complexas sendo repetidas e afinadas à perfeição. Não tem nisso algo de universal? Imagino que sim, mas não garanto. Talvez seja um fenômeno isolado no tempo e no espaço; não sei mesmo.

“Quais são os seus três maiores defeitos?”. A resposta terrivelmente sincera não poderia fugir de “mas eu tenho três defeitos?”. É, não seria uma boa. “Perfecionista, Ansioso e um pouco Teimoso” para soar, nos olhos adestrados do ouvinte, como “Faço horas extras sem cobrar nada a mais, sou Pró-Atvo e faço muitas coisas sem nem precisar me ensinar”. Dependendo do cargo, pontos a mais na conta. Mas pode dar errado.

De repente, saída melhor é “Meticuloso, um pouco workaholic e Introvertido”, para ficar ecoando algo próximo de “respeito aos mínimos detalhes tudo o que me mandar fazer, não dou atenção para família ou finais de semana e fique tranqüilo que nunca vai me pegar conversando e perdendo tempo útil”. Soou melhor?  Não?

Ah, mas quem pode dizer o que se passa na mente dos entrevistadores de RH fora o Max Gehringer? Eu é que não. Mas o nível de lambe-bolas está tão excelente, tão próximo da perfeição, que não sei se é sacanagem ou apenas a evolução.

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

