Domínio Público


Procura-se by Daniela Moreira
9 novembro, 2006, 5:00 pm
Filed under: Análise da Mídia, Daniela Moreira, internet

O Domínio Público não foi a minha primeira tentativa de entrar no mundo dos blogs, mas é sem dúvida a mais bem-sucedida e, de longe, a mais divertida. Grande parte da graça – uns 90%, calculamos eu e o Vinícius – se deve à oportunidade de piolhar semanalmente, seja nos textos, nos comentários ou nos e-mails “administrativos” do grupo, o nosso caríssimo amigo lusitano.

A outra parte é proporcionada pelos bons ventos das buscas, que nos trazem novos leitores e engordam a audiência dos amigos que estão sempre por aqui dando uma força. Acontece que o WordPress, que gentilmente hospeda este Domínio, nos cede também uma preciosa ferramenta: o “Blog Stats”.

Ela nos conta quantas pessoas passam por aqui todos os dias e quais são os posts mais acessados – o do Clodovil, por exemplo, é campeão de audiência! –, entre outras “curiosidades” sobre as visitas ao nosso filho querido. Pois bem, acontece que ela também nos diz quais foram os termos de busca que trouxeram os leitores a este Domínio e esta é a parte mais divertida da brincadeira.

A primeira coisa que constatamos é que a internet é uma espécie de guru moderno. As pessoas despejam nos mecanismos de buscas todas as suas angústias e dúvidas existências, procurando desde receitas de bolo até instruções para assassinar o seu cônjuge.

A segunda constatação é que esta “Mãe Diná” virtual é pra lá de charlatã. Você digita no mecanismo de busca “alhos” e ele te devolve “bugalhos”. Quer um exemplo? Só nesta semana o post “Jornalismo e Salsicha” teve seu acesso turbinado por umas cinco pessoas querendo descobrir “como é feita a salsicha” – em vão, este continua sendo um dos maiores mistérios insolúveis da humanidade.

Mais um? À meia noite, à meia luz, no escurinho do seu quarto, o cara digita “jogadores de futebol pelados” e pum: dá de cara com o Portuga! Pena que a foto é 3×4 e esconde a charmosa “barriguinha” de cerveja do nosso exímio atleta do copo, senão estaria inaugurado um novo filão de mercado para o nosso Domínio. E “Max Gehringer”, quem diria, está dando o maior cartaz pro post inaugural do Vinícius, que ironicamente desce a lenha nos empreendedores.

Aí tem de tudo: gente procurando o “bom velinho” (há quem ainda acredite nele), “a família monstro”, “como transformar minutos em horas”, “vídeos sobre o processo da digestão”, “macetes de como se calcular juros” e até “historia do desenho geométrico”. Sabe-se lá como esse povo veio parar no Domínio – só os misteriosos algoritmos de busca explicam.

Tem ainda os mais categóricos, que como para validar suas crenças ou aplacar suas dúvidas mandam pérolas como: “O que foi guerra do Araguaia?”, “Segundo turno é falta de inteligência?”, “Brasileiros, quem somos?”, “O Brasil é tão bom quanto meu voto?”, “O Brasil já tem a Bomba Atômica?” e “Para que serve a segurança?”. Enriquecedor.

A coisa só começa a ficar assustadora quando você que seu nome também entra na jogada. Só nesta semana, todos os blogueiros deste Domínio, sem exceção, foram “buscados” na internet. E foram encontrados.

A minha esperança é que, ao menos, tenha sido aquela garota que – graças ao cruel e implacável horário de verão – não pode encontrar o nosso querido Portuga no sábado à noite, deixando em frangalhos o seu pobre coração, que digitou no Google: “Eduardo Simões”.

Se foi ela quem procurou – torçamos! –, achou. Enfim, um final feliz!

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Dani, vc desvendou um dos truques dos blogueiros p/ aumentar a audiência de seus próprios blogs. Eu, particularmente, prefiro que o meu Consulta fique escondido numa das esquinas menos visitadas da Web, onde ainda tenho algum controle (não absoluto, enfim…) sobre quem naveha nas minhas águas! hehehe

Comentário por Silvia

Tá, mas e como são feitas as salsichas????
ahhahahahahaha!!!
Adorei!!!!
Mas é assustador né? Saber que sei lá quem coloca seu nome num site de pesquisa…?!?!? Pra quê?!?!

Bjo!

Comentário por Pri

Que foto de~”mulher agredida” é essa? O que o Fazeda andou aprontando… hehehe
bjos

Comentário por Lusa




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: