Domínio Público


É ver pra crer! by Daniela Moreira
23 novembro, 2006, 7:25 pm
Filed under: Daniela Moreira, escrever, internet

Se Tomé vivesse nos tempos da internet seria um santo bem mais feliz. De uns tempos pra cá, aconteceu, tá no YouTube. Se não tá, melhor desconfiar. Honestamente, se alguém me contasse que na década de 70 uma japinha xarope mandou o Silvio Santos “enfiar naquele lugar” em rede nacional, eu acharia que era mais uma das lendas da TV.

E se dissessem ainda que Michael Richards, o bonachão Kramer do Seinfeld, teve um surto racista, ofendendo os convidados que atrapalharam seu show nos Estados Unidos com vocabulário digno da Ku Klux Klan, pra mim soaria como piada de mau gosto. Tem coisa que é melhor nem ver…

Mas tá tudo registrado lá, junto com a briga do João Gordo e do Dado Dolabella, com o Vanucci bêbado, com a cabeçada do Zidane, e tantas outras cenas memoráveis que esta blogueira, desatenta de plantão, certamente teria perdido não fossem as maravilhas da tecnologia. E nos ciclos “incluídos digitalmente” virou regra: cada boa história vem acompanhada de um link.

Para mim, tudo lindo, tudo maravilhoso. Confesso que passo muitas horas felizes navegando pelas entrevistas do Letterman que só passavam à meia-noite, na TV a cabo, e por tantas outras preciosidades perdidas deliciosas de ver.

Mas imagino, em um exercício de pura falta do que fazer, o que pensariam os grandes contadores de causos – aqueles que são capazes de manter o povo todo atento em roda por horas durante uma festa, como adorável pai do Peixe Grande, de Tim Burton – dessa moda de YouTube.

“Uma grande besteira”, diria o Seu Dorival da Lapa*, que nunca chegou perto de uma tranqueira eletrônica dessas. Afinal, nada substitui uma boa história, seja ela cheia de verdades ou mentiras, contada na mesa do bar, regada a uma boa gelada e com aquele silencio malandro que faz o tempo parar e a respiração ficar suspensa antes do desfecho triunfal.

Por via das dúvidas, vou pedir ao Seu Dorival, que me ensinou a amar as boas histórias, que conte mais uma vez a minha preferida, aquela da Brasília atolada na estrada de Santos, no meio do toró. Desta vez vou gravar tudo em vídeo. Aposto que vai ser um hit no You Tube. Aguardem e verão!

*Este post é uma homenagem ao meu avô querido, que me ensinou a amar as boas histórias, mesmo depois de escutá-las pela milésima vez.

4 Comentários so far
Deixe um comentário

Adorei mais um! Acho q depois que a gente vira fã os comentários nem valem mais né??
Seus posts estão me dando vontade de voltar a ter blog….

Comentário por Thais

Dani! Adorei o post! Já tinha gostado do post sobre Weber, mas acabnei não comentando, mas esse eu dei muita risada com o vídeo do Silvio Santos!!
Eu falo pros meus amigos que eu tenho até medo de colocar meu nome no Youtube e achar alguma coisa que nem lembrava mais!! hahaha

Comentário por Carol (Sociais)

Hahaha! Muito bom! Aliás, adorei esse post porque através do seu link finalmente vou poder ver a fatídica apresentação do Vanucci bêbado.
Eu procurei no YouTube, mas não encontrei…=(

E grande vovô Lourival! Homenagem mais do que merecida!

Beijo!

Comentário por Pri

grande post, muito legal.

Comentário por Hilton Besnos




Deixe um comentário

