Domínio Público


O melhor goleiro do Brasil by Gerson Freitas Jr.
28 novembro, 2006, 4:13 pm
Filed under: Campeonato Brasileiro, futebol, Gerson Freitas Jr.

Não faz muito tempo que os jogadores de futebol beijavam o escudo do clube quando eram apresentados à torcida. Era um ritual de lealdade, uma espécie de declaração de amor. Gostava daquilo, ainda que, uma ou duas temporadas depois, diante de alguma proposta mais interessante, o jogador beijasse a camisa do time rival, às vezes do maior rival,  deixando o torcedor do antigo clube com cara de esposa traída.

Alguns jogadores ficaram famosos pela cara-de-pau com que trocaram de amores e refizeram seus juramentos. Luizão, por exemplo, jogou por Vasco, Flamengo e Botafogo, no Rio, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos, em São Paulo. Reza a lenda que beijou todas as camisas e disse que “sempre sonhou em jogar com esta camisa” em todas as ocasiões.

Talvez por esses exemplos, o ritual perdeu força de um tempo para cá. A maior parte dos jogadores evita beijar a camisa, fazer promessas, dizer que vai jogar no time de infância. Agora, todos se assumem profissionais! E, no futebol profissional, o que vale é dinheiro no bolso. Há de se pensar na carreira, na família, nos contratos. O clube é apenas, bem, um clube nesse imenso negócio.

Acontece que o futebol profissional é chato, exceto no que diz respeito à organização. Aliás, o profissionalismo e a racionalidade vão de encontro à natureza do esporte. O que leva um torcedor a tomar chuva no estádio, perder o humor quando o time é derrotado e desfilar com sua camisa quando vence é a paixão. E o que eu quero, como torcedor apaixonado, é ver os jogadores fazendo juras de amor pelo meu clube, digladiando-se em campo, provocando o torcedor adversário, beijando a camisa quando faz o gol.

É isso que explica o verdadeiro caso de amor que a torcida do campeoníssimo tricolor paulista tem com seu goleiro-artilheiro Rogério Ceni. Ele não convence apenas pelas atuações abaixo da meta ou pelas excepcionais cobranças de falta que já decidiram muitos jogos complicados. Gols fazem apenas craques, mas não os tornam ídolos. É a paixão que demonstra pelo clube, há quase 10 anos como titular do time, que faz 70 mil torcedores gritarem incansáveis no Morumbi: “Puta que pariu! É o melhor goleiro do Brasil”.

***
Ele reclama de ser o mais citado neste Domínio, mas aproveito a incursão futebolística para homenagear e congratular Eduardo Simões pela vitória da Portuguesa de Desportos no último final de semana. Nosso querido Lusa é a demonstração de que, no futebol, o que vale ainda é o amor à camisa.

33 Comentários so far
Deixe um comentário

E tenho dito! No sábado, dia do jogo, o rapaz quase morreu na minha frente esperando notícias de sua revivida lusinha…

Salve o amor ao futebol!
abs

Comentário por vinacherobino

Perfeito Gerson, é a diferença do tricolor. Também aproveito para dizer que fiquei feliz com a nossa querida Lusinha, claro que por pura pena do nosso amigo Lusitano….

Abs

Comentário por Diego Bonel

Obrigado Gerson, obrigado. Esperem o post de quarta-feira.
abs

Comentário por Lusa

Eu deveria ter escolhido o futebol como ganha-pão… Mas ainda dá tempo de reverter a situação… Já estou pensando no nome do meu filho: José Arantes! (hehehe)
Um abraço!

Comentário por Lemos

o Rogério é o melhor goleiro do Brasil

Comentário por Vitor Tasca

o rogerio ainda e o melhor goleiro do brasil na minha opniao ele e o melhor.

Comentário por davi

SD SD ASD CSDFWEWDWD

Comentário por CRISTIANO RONALDO DE SOUZA OLIVEIRA

felipe do corinthians é o melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Comentário por wallyson natan da silva

Na minha opinião o ROGERIO é o melhor de todos
E não tem outro!!!

Comentário por Cirlei

o melhor é o Fabio do cruzeiro

Comentário por Cristina

na minha opinião o felipe do corinthians futebol clube esta sendo o melhor não e pq eu torço para o corinthians que eu to falano que ele e o melhor eu to falando a realidade

Comentário por kaka

na minha opinião e o marcos é o melhor goleirão do brasil pega muitas bolas

Comentário por lucas

Fábio do Cruzeiro é o melhor… Sem nem precisar comparar! Depois vem o Rogério Ceni, mas Fábio abala!

Comentário por Hérica

eu acho q omelho golero do Brasil e o fabio por se o unico golero q cosege cata penate e e o golero mas bem qualificado do Brasil.

Comentário por daniel r. nunes

rogerio e muito melhor ele e estrela

Comentário por lucas

para mim,o melhor goleiro do brasil e um dos melhores do mundo é o felipe do corinthians.

Comentário por rafael kosciow bittencourt

o melhor Goleiro do
Mundo concerteza é o Rogério Ceni do São Paulo ♥

Comentário por Lika [S.P.F.C.]

Não tem oq descutri pow o melhor é claro MAGÃO sem palavras…
MAGRÃO nº1

Comentário por diego

ñ tem Filipe, marcos, Bruno, q de certo….
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Magrão na cabeça…
Um dedão para os corintianos de merda…….
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Comentário por diego

melhor do mundo é rogerio ceni

Comentário por esinho

éeeeeeeeee rogerio ceni

Comentário por esinho

o melhor goleiro do brasil e o fábio´

Comentário por lucas

o fábio do cruzeiro e o melhor goleiro do brasil sem duvidas………….viva ao fá´bio do cruzeirooooooooooooooooo

Comentário por bruno

ta na cara que o melhor goleiro do brasil e do mundo e o fábio do cruzeiro

Comentário por bruno

fábio do cruzeiro e o melhor goleiro do minas do brasil e do mundo

Comentário por rafael

zero zero o nosso time tem o fábio

Comentário por lucas

é claro q o melhor goleiro do muido é rogerio ceni,do tricolor paulista…♥♥♥

e o pior é o felipe aquele ruim….

Comentário por carol

o melhor na minha opiniao é o filipe do timão ,rogerio ceni ja fai quem vivi de passado é o santos..

Comentário por samanta marques

o melhor goleiro do brasil nem marcos nem fabio nem magram enem felipe E rogerio ceni na cabeça

Comentário por anderson

poque os ou tros são todos frangos

Comentário por anderson

o para mim o fabio e o melhor do brasil nem rogerio ceni, nem marcos, nem victor consegue passa ele porque o que ele vem pegando nos jogos e de outro mundo fabio fabio!!!!!!

Comentário por victor

rogerio eo melor goleiro do mundo e os outros sao so conversa

Comentário por anderson

e eu sou o melhor jogador do meu povoado

Comentário por anderson




Deixe um comentário

