Domínio Público


República Federativa? by Eduardo Simões
14 fevereiro, 2007, 3:01 pm
Arquivado em: Eduardo Simões, política, reforma, sociedade

República Federativa do Brasil. Nome pomposo, mas o que significa? Bom, somos uma República, o que, segundo a Wikipedia, é “uma forma de governo na qual um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de Estado, podendo ou não acumular com o poder executivo”. Mais que isso, somos uma República Federativa.

O que nos remete à idéia de Federação, segundo o Houaiss, “substantivo feminino. Rubrica: direito público. União instituída entre Estados independentes para formar uma única entidade soberana [Os Estados passam a ter apenas autonomia, enquanto a federação é a detentora da soberania.]”.

Bacana, mas tem alguma coisa errada nisso aí! Ok tem gente nesse blog que estuda o assunto e tem mais autoridade do que eu para falar a respeito, mas do alto do meu conhecimento limitado do tema, eu fico me perguntando, onde está a autonomia dos Estados nessa República Federativa?

No Brasil, os Estados têm espaço de manobra limitado para legislar. Decidem algumas alíquotas de impostos, sobre obras locais e nomes de ruas e de praças. Quem aí se lembra de uma lei votada em qualquer uma das 27 assembléias legislativas do Brasil que tenha sido alvo de grande debate dada a sua importância? Lembro vagamente de uma sobre pagamento de estacionamento em shopping centers, e só.

E onde está a autonomia das Unidades da Federação se toda semana os governadores vão à Brasília com o pires na mão. O governo federal centraliza grande parte da arrecadação e a distribui ao seu bel prazer, quando não contingência. Toda vez que chega dinheiro vindo de Brasília para qualquer Estado, parece que o presidente, o grande provedor, está sendo generoso e não que esteja cumprindo sua obrigação.

O Tocantins precisa construir uma ponte? Manda o senhor governador ir à capital tentar sensibilizar ministros, parlamentares e burocratas, porque dinheiro para isso não existe em Palmas nem na esmagadora maioria das capitais de Estados brasileiros.

Se somos uma República Federativa no nome, por que não sê-lo de fato? Por que não dar aos Estados a autonomia de fato, para governar, para legislar, para definir prioridades, etc?

Se o povo de São Paulo, por exemplo, decidir – por meio de seus deputados estaduais ou por plebiscitos– mudar as leis de punições a criminosos, ou que se pode dirigir um automóvel a partir dos 16 anos, por que impedir?

Qual o problema se o Pará resolver que jogar lixo na rua dá um mês de cana, desde que seja por via democrática. É bastante questionável a autoridade de quem está Brasília de decidir que a mesma coisa é boa para a Amapá e para o Rio Grande do Sul.

E se o governador do Rio de Janeiro decidir diminuir a maioridade penal? Ora, desde que ele consiga aprovar uma lei sobre o tema na casa parlamentar fluminense, afinal, não somos uma República Federativa? Qual o problema em praticar o nosso próprio nome.

E olhem só, mesmo com os Estados tendo autonomias financeira e legislativa, os nossos parlamentares em Brasília ainda teriam muito que fazer, afinal, é claro que existem coisas que devem ser iguais em todas as Unidades da Federação, se não eles deixarão de fazer parte desse grupo.

Ou então, deixemos de hipocrisia e mudemos nosso nome para República Centralizadora do Brasil. E ponto final.

About these ads

17 Comentários so far
Deixe um comentário

não entendi oque é uma federação de repúblicas . poderia me explicar melhor?
graata :D

Comentário por pâmela

- ODEIO HISTORIA ISSO E UMA MERDA ..♥♥Estou sendu mais do q sincera

Comentário por laysla kimberlym da silva fagundes

Como você é tola. Isso não é meramente história. Isso é conhecer o seu país. Deixe de ser patética.
Vá ler mais, formar suas ideias. Quem sabe um dia você intenda o país em que vive.

Comentário por Beatriz

vc é uma mera de uma preguisosa

Comentário por alex

aaaaaaaaaaaaaaaaadooooooooooooooooooro histooooooooooooooooooooooriaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

melhor q tah tenduh xD.. achu q to no curso erradooo.. faço contabeis .. mas voooooou pular pra historia

Comentário por hosana da cruz soares

Obg pega aaajudaaa !

Xau

Comentário por Lorhany

Noss. isso é muito, interessante
eu gostei mais a republica é , um nome completo do pais não é ??
Tchau muito grata eu gostei muito vou vir aqui todo os santos dias …

Comentário por Tatiane

o brasil é uma falsa república., porque em uma república de verdade as decisões são tomadas na vontade coletiva,e não pela minoria, tudo bem q nós podemos votar,mas agente só vota no q a minoria quer q agente vote, temos q escolher oq é menos pior.. o governo brasileiro tem muito oq mudar

Comentário por samira

concordo com vc

Comentário por alex

O que significa república Federativa do Brasil?

Comentário por Bárbara

gfhgfljhfjhydrluyfgvhfuy

Comentário por 200000001

/*/*/
4.6546354.654.674/.786/7//*7/*/****/

Comentário por 60000000000000000000

república federativa do brasil, nome bonito, compativo com o nosso territorio tropical, mas esse país, ainda precisa de força igualitária para que todos brasileiros tenha liberdade de falar e ser ouvido democraticamente, pois aqui o eleitor não pode reclamar do seu gestor, sendo assim, ainda á ditador, abraço

Comentário por Agnaldo

odeio históriaprq minha prof não tem bumbum

Comentário por alex

este site nao deveria dar opiniao pessoal e sim uma pesquuisa completa realmente nao me ajudou em nada … estou sendo sincera ….
att luana

Comentário por luana

O EUA é um exemplo de república federal em que os Estados têm autonomia para instituírem suas próprias leis, ou seja, de acordo com as suas particularidades.

Comentário por Daniela Sofia Fernandes de Assis

o EUA é uma republica confederativa, por isso que lá os estados tem autonomia

Comentário por rose




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: