Domínio Público


Robin Hood Lula da Silva by Eduardo Simões
16 maio, 2007, 4:01 pm
Filed under: comércio, economia, Eduardo Simões, globalização, política, robin hood

Qual a semelhança entre o presidente Lula e o herói inglês Robin Hood? Os dois tiram dos ricos para dar aos pobres, só que enquanto o inglês usava o arco e a flecha, o brasileiro usa a caneta.

Foi com este instrumento muito mais pacífico do que um arco e uma flecha que Lula descobriu de onde vai tirar a compensação pelo prejuízo obtido com a venda de duas refinarias da Petrobras para a estatal boliviana YPFB.

Ora, é só fazermos as contas. A Petrobras comprou as duas refinarias por 104 milhões de dólares e investiu mais 32 milhões de dólares para modernizá-las, o que dá 136 milhões de dólares. O acordo de venda prevê o pagamento de 112 bilhões de dólares pelas refinarias, um déficit de 24 milhões de dólares, isso deixando de lado que o mercado avaliava as duas unidades em 200 milhões de dólares.

Ficou um buraco aí de 24 milhões de dólares. De onde vai sair esse dinheiro? Ora, elementar meu caro companheiro, da quebra da patente do remédio efavirenz, usado no coquetel de tratamento da Aids dado gratuitamente aos brasileiros portadores da doença.

Aliás, nunca antes na história desse país o governo federal havia quebrado a patente de um remédio e, o dado concreto, companheiros e companheiras, é que foi um presidente operário quem fez isso.

E mais do que isso, como o governo afirma que economizará 30 milhões de dólares com o licenciamento compulsório, ele transformou um déficit de 24 milhões de dólares em um superávit de 6 milhões de verdinhas. Sensacional! E não é só isso! Promoveu também a distribuição de renda ao tirar dos imperialistas da indústria farmacêutica e dos porcos do mercado financeiro que têm ações da Petrobras para dar aos pobres miseráveis irmãos bolivianos e ao seu presidente Evo Morales, que adora afirmar que tem no colega brasileiro um “irmão mais velho”.

Duvido que nas histórias de Robin Hood exista algo tão nobre do que isso que fez o querido presidente. Numa só tacada atingiu uma indústria global, como a farmacêutica, e os espoliadores do patrimônio nacional, que se aproveitam do sucesso de uma empresa do povo, como a Petrobras, para lucrar. Mais que isso, numa demonstração de humildade, deu um descontaço para o governo do irmão caçula, 88 milhões de dólares, só faltou um CD e um porta-retrato do Zezé e do Luciano como brinde.

E tem mais, hein. Sem essas frescuras de carnê como nas Casas Bahia. Se o companheiro cocaleiro quiser, pode até pagar parte da pechincha em gás, sem nem precisar colocar a mão no bolso.

Quem se importa que o tal do laboratório tenha acenado com a possibilidade de, no futuro, o governo receber a tecnologia para a fabricação, por si próprio do efavirenz no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz? Afinal, segundo nota do programa de DST/Aids do Ministério da Saúdequalquer formalização nesse sentido requereria aprofundamento sobre os seus termos, obrigações e garantias entre as partes, tornando sua análise inviável, naquele momento”.

Isso sem contar, que era preciso tirar do império farmacêutico e do mercado financeiro para dar à Bolívia.

Enfim, para quem não entende aquela adorável figura de linguagem chamada ironia, vou tentar ser mais claro, já que pela Internet fica difícil de desenhar. Não seria mais coerente ser duro na defesa dos interesses nacionais tanto com o megalaboratório farmacêutico quanto com o país vizinho que força a barra para comprar um ativo de uma empresa estatal com um deságio gigantesco? Não seria mais correto se preocupar com os pobres e miseráveis desse lado da fronteira, para depois ajudar os pobres e miseráveis dos outros países?

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Robin Hood is great.

Comentário por Jay




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: