Domínio Público


Política e literaturas by Gerson Freitas Jr.
7 agosto, 2007, 3:55 am
Filed under: Gerson Freitas Jr., política, sociedade

Por Gerson Freitas Jr.

Alcântara Machado dizia que, no Brasil, qualquer palavreado vira literatura. Basta rimar, soar bonito, pomposo. É literatura, e da melhor. Talvez fosse um sintoma do nosso provincianismo ou mesmo efeito do sentimento de grandeza de um país que, ainda na primeira metade do século XX, olhava-se na condição de país de futuro.

Do campo das letras para o da política, muitas décadas e desilusões depois, o Brasil segue transformando literatismos em poesia. Basta ver, por simplório exemplo, o resultado da pesquisa Datafolha do último domingo. Diz o instituto que 48% dos brasileiros avaliam o Governo Lula como bom ou ótimo e apenas 15% o vêem como ruim ou péssimo. Temos que 75% da população aprova – em maior ou menor grau – o governo Lula.

Melhor avaliação sobre o porquê de um resultado tão favorável partiu do próprio presidente. “As coisas no Brasil estão indo, os números da economia estão mais do que satisfatórios”, sentenciou.

E é isso aí… no Brasil, estabilidade  e algum crescimento econômico, regra em qualquer país que se preze, transformaram-se em sinônimo de sucesso político, de boa administração pública. Algo a se comemorar e espalhar, pelos quatro cantos do mundo, que “nunca antes na história desse país” se fez o que agora aqui se faz.

Não importam a falta de políticas consistentes para saúde e educação, relegadas ao abandono, os descalabros sociais, os níveis alarmantes de violência, a precariedade da infra-estrutura, o caos aéreo (e terrestre),  a corrupção generalizada, os altos impostos, a ineficiência do Estado, a falta de projetos para o País. Nada importa, desde que se tenham inflação baixinha e crescimento econômico moderado.

Quem conseguir isso, e apenas isso, terá a aprovação dos brasileiros para que continue escrevendo a história do País. E, não importa o que esteja escrito, será literatura, e da melhor.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

QUERIDO GERSON!

Como é bom saber que exitem pessoas que acreditam em revoluções por meio da LITERATURA.
Na Jornada,

Levi Araújo

Comentário por LEVI ARAÚJO




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: