Domínio Público


Uuuuuuuuuu by Eduardo Simões
21 agosto, 2007, 3:29 pm
Filed under: comportamento, Eduardo Simões, golpe de Estado, política, sociedade, vaia

 Por Eduardo Simões

A vaia entrou na moda. Primeiro a polêmica gerada pela vaia para o Lula no Maracanã em plena abertura do Pan, que provocou até um breve e silencioso golpe de Estado.

Depois, teve gente que se cansou e começou a espalhar seu grito, um tanto golpista, de “Fora Lula” em algumas manifestações, acompanhadas de mais vaias.

O barbudo não gostou, é lógico. Disse que ficou triste com as vaias do Pan e, quando foi visitar uma certa terra de Garotinhos e Garotinhas, novos “abucheos”, como dizem os espanhóis. Mas desta vez o amigão e anfitrião Sérgio Cabral saiu em defesa do companheiro.

Sem pestanejar lançou um “seus pequenos burgueses” para a molecada que usava nariz de palhaço e puxou um “uuuuuuu” quase hilariante para cima dos manifestantes. Nunca antes na história desse país um governador lançou uma vaia tão engraçada. Do alto de sua experiência na vida pública, Lula ordenou que o amigo “nunca mais” se zangasse com essa coisa de vaia, afinal os apupos vinham de gente tão nova e “desprovida de consciência política”. Foi bom, não com a inspiração do “vaia de bêbado não vale” do João Gilberto, mas foi uma desqualificação do crítico quase tão boa quanto.

Nunca antes na história desse país vaias ganharam tamanha proporção. Se vocês querem saber, eu acho essa coisa de vaia um avanço na democracia brasileira. Há pouco tempo o descontentamento era demonstrado com ovos em ministros, agressões a governadores que tentavam furar bloqueios no acesso a secretarias e tortas na cara de dirigentes partidários em eventos públicos.

Por isso, eu concordo com o poeta concreto Augusto de Campos: Viva Vaia

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: