Domínio Público


Sobre PACs, CPMFs e remédios milagrosos by Eduardo Simões
8 outubro, 2007, 2:48 am
Filed under: CPMF, Eduardo Simões, PAC, política

Por Eduardo Simões

Rapaz, esses dias eu tava com uma dor nas costas, uma coisa desagradável sabe? Daqueles que qualquer mexida doía. Aí comentei isso com um colega de trabalho e ele disse que tinha um remédio infalível. Falei “pronto, lá vem o cara falar de um chá de ervas milagroso que ele conheceu em sua última viagem hippie e que cura até unha encravada”.

Que nada, era um remédio realmente tiro-e-queda, nunca vi coisa igual. Uma tal de CPMF. Cinco minutos depois da primeira dose e eu já tinha até esquecido daquela maldita dor, impressionante.

Outra coisa milagrosa –mas não para doença e sim para vazamentos, encanamentos e afins– de que tomei conhecimento recentemente. é um tal de PAC. Um amigo estava com um vazamento no seu banheiro e já começava a temer um atentado contra sua vida por parte do vizinho de baixo ou do síndico.

O cara chamou uns quinze encanadores, engenheiro e nada. Até que um dia recomendaram para ele esse tal de PAC e ele resolveu o problema e voltou a reinar a paz na convivência com os vizinhos.

Em que pese o início nonsense do texto, o fato concreto é que nunca antes na história deste país duas siglas receberam o caráter de solução para todos os problemas da nação. Bastou o governo ter a prorrogação da CPMF ameaçada que ela virou fonte de recursos para todos os investimentos do Estado.

É quase igual aquela propaganda de “crédito fácil e barato”. Quer comprar um carro, o “crédito fácil e barato, com prestações que cabem no seu bolso” resolve. Basta dar um telefonema e não precisa nem se preocupar com as datas de vencimento das prestações, elas são descontadas diretamente do seu salário.

A CPMF é a mesma coisa. Rombo da Previdência? A CPMF ajuda a tapar. Problemas na saúde? A CPMF ajuda a resolver. Bolsa Família? Se não tiver CPMF vamos ter que cortar.

O PAC é a mesma coisa. O país não cresce o quanto deveria? PAC nele. A situação da segurança pública é periclitante? Toma um paczinho aí.

Como bem lembrou um amigo do blog quando falei do argumento deste texto, ao mesmo tempo em que a panacéia é o remédio para todas as doenças, o PAC é a solução para todos os apagões.

Se o carro do cara não pega, ele tem um apagão mecânico, precisa de um PAC correspondente para resolver. Se o cara não consegue corresponder às demandas da esposa na cama, ele tem um apagão sexual e precisa de uma pílula de PAC azul com um “V” desenhado para voltar à velha forma.

É PAC da economia, PAC da educação, PAC da segurança. Eu diria até que o Bolsa Família e o Fome Zero deviam ser rebatizados de PAC da Distribuição de Renda e PAC da Nutrição, respectivamente.

Daqui a uns dez, quinze anos quando os historiadores entrevistarem o Lula, vão perguntar a ele: “Presidente, na sua opinião, qual a marca do seu governo?” Sem titubear, com as barbas já totalmente brancas, ele vai responder: “Foi o PAC”, e ninguém vai saber se foi uma marca boa ou ruim.

 

Anúncios

3 Comentários so far
Deixe um comentário

Já assinei o RSS.
Muito bom, gostei do blog! Parabéns

Comentário por ImóveisRN

remédios milagosos

Comentário por luiz felipe geraldo

assunto sobre remédios milagrosos

Comentário por luiz felipe geraldo




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: